data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (arquivo Diário)
As inscrições presenciais para o castramóvel foram encerradas nesta sexta-feira. No total, 20 famílias procuraram o serviço, e 44 animais, entre cães e gatos, foram inscritos durante o atendimento na prefeitura de Santa Maria.
Já as inscrições online seguem até o final desta sexta-feira (confira abaixo). A última contabilização dos cadastros pelo e-mail, de quinta-feira, apontava 217 animais aptos para cirurgia.
'Brechocão' ocorre neste domingo para arrecadar fundos para os animais
De acordo com a médica veterinária da prefeitura, Patricia Silveira, este número deve aumentar, já que neste último dia de inscrições muitas pessoas ainda estão enviando a documentação pelo e-mail. A veterinária estima que, no mínimo, 300 cães e gatos já estejam cadastrados. O balanço completo com o número de animais deve ser disponibilizado no sábado.
INSCRIÇÕES
Público-alvo
- Famílias em vulnerabilidade social que são inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem caninos ou felinos fêmeas (será aceito, no máximo, três animais por família)
- Famílias que apresentam número expressivo de animais (superior a 20)
Documentos obrigatórios
- Ficha de inscrição preenchida
- Cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e do cartão do CadÚnico
- Foto do animal
Como se cadastrar
Online
- Encaminhar documentos para o e-mail castracao.sma@gmail.com
INÍCIO DAS CASTRAÇÕES
A previsão é que o castramóvel comece a funcionar nas ruas de Santa Maria em 5 de abril. Por mês, vão ser realizadas cerca de 86 cirurgias em cães ou gatos de até 8 anos de idade. Metade deste quantitativo será encaminhado pela comunidade e o restante pelas três Organizações Não-Governamentais (ONGs) que se inscreveram previamente na prefeitura: a Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Santa Maria (Aapasm), a Somos Pet e o Clube Amigos dos Animais.
Na prática, em dois dias da semana, o trailer vai percorrer os bairros da cidade. Em cada dia, devem ser feitas, em média, dez esterilizações. Um cronograma prévio vai ser disponibilizado, assim como, os tutores inscritos serão contatados. O procedimento cirúrgico adotado consiste na ovariohisterectomia (retirada do útero e dos ovários).
Família de Santa Maria compra castelo histórico que pertenceu a Assis Brasil
O custo das cirurgias deve ser pago pelo município. Já os cuidados no pós-operatório, que envolvem o uso de colar elisabetano e/ou roupa cirúrgica, assim como medicamentos, serão responsabilidade dos tutores ou das ONGs, caso o animal tenha sido encaminhado por uma organização.
*Laura Gomes